
De acordo com uma pesquisa conduzida pela empresa de transações financeiras SumUp, aproximadamente 1 em cada 6 empreendedores optam por utilizar mais de uma marca de maquininha de cartão devido às diferentes taxas e promoções oferecidas pelas diversas marcas disponíveis no mercado.
Outros 14% dos entrevistados relataram ter mais de uma máquina de leitor de cartão para garantir opções de conexão de internet, enquanto 12% preferem ter mais de uma operadora para poder aceitar uma variedade maior de bandeiras de cartão.
Para alguns segmentos específicos, como taxistas, motoboys e entregadores, 2% utilizam maquininhas de mais de uma empresa como medida preventiva contra problemas de bateria e conectividade.
Por outro lado, no setor de alimentação, 17% dos empreendedores trabalham com mais de uma empresa de leitor de cartão para ampliar as opções de bandeiras aceitas, incluindo vales-alimentação.
A pesquisa revela que, ao escolher a marca da maquininha, a maioria das empresas considera o valor das taxas cobradas por transação.
Esse critério é citado por 55% das empresas que têm um faturamento de até um salário mínimo e por 75% daquelas com faturamento acima de 10 salários mínimos.
Com base nos dados coletados, 41% dos entrevistados utilizam maquininhas de empresas diferentes, e constata-se que quanto maior o faturamento mensal do negócio, maior a quantidade de leitores de cartões utilizados.
Apenas 17% dos negócios que faturam menos de um salário mínimo têm mais de uma maquininha, enquanto entre aqueles com faturamento superior a 10 salários mínimos, esse número sobe para 73%.
A pesquisa foi realizada com 1.848 pessoas em todo o país, por meio de um questionário online entre os dias 1º e 12 de dezembro de 2023, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.