Escrever reflete nosso pensamento e pode ser uma ferramenta poderosa para refinar ideias. Além disso, a forma como escrevemos pode indicar habilidades que impactam diretamente nosso sucesso profissional, segundo pesquisadores.
Com base nessa visão, o bilionário Jeff Bezos baniu apresentações de PowerPoint em suas reuniões, exigindo que seus executivos produzissem memorandos de seis páginas. “Quando você precisa escrever frases completas com uma estrutura narrativa, é muito difícil esconder um pensamento descuidado”, afirmou o fundador da Amazon.
Morgan Housel, investidor renomado por sua habilidade de explicar conceitos financeiros complexos de forma acessível, acredita que todos têm ideias inconscientes que se manifestam como sentimentos ou intuições.
“Para transformar essas intuições em algo útil, precisamos compreender suas origens, limitações e como se relacionam com outras ideias. A melhor forma de fazer isso é colocá-las em palavras, e escrever é o meio mais eficaz para isso”, disse Housel à Inc.
Relação entre escrever e novas oportunidades de negócios
Um estudo recente, publicado em maio deste ano pela Wharton School e Columbia Business School, ambas universidades dos Estados Unidos, revela que melhorar a escrita pode aumentar as chances de sucesso de um empreendedor. O estudo também sugere práticas para aprimorar a escrita e, consequentemente, gerar mais oportunidades nos negócios.
A linguagem, segundo os pesquisadores, funciona como uma impressão digital. Jonah Berger, professor de Marketing na Wharton, afirma que o vocabulário pode revelar muito sobre uma pessoa. “Pesquisas anteriores mostram que é possível adivinhar o quão extrovertido alguém é apenas pelas palavras que escolhe”, comentou Berger à Inc.
Junto com Olivier Tubia, professor da Columbia Business School, Berger investigou o que a organização de um texto escrito pode revelar sobre o pensamento das pessoas e suas chances de sucesso.
Analisando 40 mil redações de vestibular, eles descobriram um estilo de escrita que parecia prever o sucesso. Estudantes que mais tarde se destacaram em suas carreiras tinham muitas ideias e escreviam de maneira clara, organizada e eficiente.
Berger utiliza uma metáfora para explicar: “Imagine que suas ideias estão organizadas em torno de um mostrador de relógio, numeradas de 1 a 12. Embora as redações tivessem o mesmo tamanho, os candidatos mais bem-sucedidos conseguiram cobrir mais dessas ideias no mesmo número de palavras, seguindo um caminho organizado ao redor do mostrador, em vez de pular aleatoriamente entre as ideias.”
A importância da prática
Acumular conhecimento e praticar a escrita, segundo Berger, pode aumentar suas chances de sucesso. Ele destaca que, ao adquirirmos mais conhecimento, nossa maneira de pensar e comunicar sobre ideias muda.
“Como as pessoas conseguem abordar muitos tópicos de forma clara e eficiente, movendo-se metodicamente e sem pressa? Isso não é algo que elas sabem fazer naturalmente. É provável que tenham adquirido mais conhecimento ao longo do tempo, o que lhes permite apresentar suas ideias de forma mais eficaz.”
Em resumo, praticar a escrita de maneira organizada e eficiente pode não só melhorar seus textos, mas também seu pensamento, resultando em melhores chances de sucesso.
“À luz dessa pesquisa, Bezos e Housel parecem sábios ao insistir que escrever mais nos torna mais inteligentes”, conclui Berger.