A Receita Federal propôs um projeto ao Ministério do Empreendedorismo visando a criação de um portal unificado para simplificar o processo de abertura de empresas no Brasil, além de facilitar a comunicação entre União, Estados e municípios no que diz respeito ao empreendedorismo.
A simplificação ocorrerá através da integração de sistemas das juntas comerciais, cartórios, prefeituras e governos estaduais, com o objetivo de reduzir o tempo necessário para o registro e legalização de novas companhias.
Essa iniciativa representa uma reformulação do Portal de Negócios da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), estabelecido originalmente em 2007.
A plataforma, desenvolvida pelo Fisco em colaboração com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), será revitalizada com a meta de otimizar o fluxo de dados para o registro de novas pessoas jurídicas no Brasil.
Em um comunicado à imprensa, o Ministério do Empreendedorismo divulgou que, somente em 2023, foram abertas 980.899 microempresas e empresas de pequeno porte.