Serasa e Sebrae-SP lançam programa para capacitar pequenos negócios em 2025

Por

Pequenos empresários de São Paulo, Campinas e Osasco têm uma nova oportunidade de aprimorar a gestão de seus negócios. A Serasa Experian e o Sebrae-SP anunciaram a segunda edição do programa Impulsiona Pequenos Negócios, que oferece consultoria, treinamentos e workshops para 120 empresas de pequeno porte. As inscrições estão abertas até o dia 20 de dezembro no site oficial do projeto.

Quem pode participar?

O programa é destinado a empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, e selecionará empreendedores que buscam capacitação para enfrentar os desafios do mercado e melhorar seus resultados financeiros e de gestão.

Como funciona o programa

Previsto para começar em janeiro de 2025, o Impulsiona Pequenos Negócios terá duração de um ano e incluirá:

  • Consultoria individual personalizada: especialistas do Sebrae oferecerão acompanhamento exclusivo para cada empresa.
  • Workshops presenciais temáticos: momentos de imersão em temas relevantes para a gestão empresarial.
  • Troca de experiências: encontros entre os participantes para compartilhar desafios e soluções.

Uma novidade desta edição é a inclusão de práticas de ESG (ambiental, social e governança), ajudando as pequenas empresas a alinhar seus negócios às exigências do mercado moderno e às tendências sustentáveis.

Impacto da primeira edição

A primeira edição do programa trouxe resultados expressivos para os participantes, com redução de 92% no endividamento e aumento de 17% na margem líquida das empresas. De acordo com Paulo Gustavo Gomes, head de Sustentabilidade & ESG da Serasa Experian, o objetivo é apoiar os empresários em sua jornada, oferecendo ferramentas que possibilitem superar os principais obstáculos de gestão e crescer de forma sustentável.

“Queremos gerar impacto social positivo por meio do empreendedorismo. Entendemos que essa jornada exige o domínio de vários aspectos, como gestão financeira, liderança de equipes e adaptação às tendências de mercado”, ressalta Gomes.

Como se inscrever

Os interessados têm até o dia 20 de dezembro para garantir sua participação. As inscrições podem ser feitas no site oficial do programa.

Essa é uma oportunidade única para pequenos negócios alavancarem seu potencial, enfrentarem desafios e se prepararem para um mercado cada vez mais competitivo em 2025.